Utilização da radiação UV

 

mpada negra

É uma lâmpada que emite radiação ultravioleta de ondas longas e uma pequena quantidade de luz visível. Para impedir falsificações, alguns documentos (cartão de crédito, passaporte, etc) podem ter uma marca d’água que só pode ser vista sob uma lâmpada que emita radiação.

Foto: Pássaro visível no cartão de crédito quando sob uma luz que emite radiação ultravioleta. Fonte: Winkipedia

 
Lâmpada fluorescenteLâmpada fluorescente

As lâmpadas fluorescentes produzem radiação ultravioleta através da ionização dos gases contidos em seu bulbo (p. ex. mercúrio, xenônio, deutério, mercúrio-xenônio e tugstênio das lâmpadas incandecentes halogênicas). A pintura fluorescente no interior dos bulbos destas lâmpadas absorve a radiação ultravioleta produzida e a converte em luz visível. 

Foto: Lâmpada fluorescente.

 
Astronomia

Os astros muito quentes emitem radiação ultravioleta . Entretanto, a mesma camada de ozônio que nos protege causa dificuldades para os astrônomos fazerem observações a partir da Terra. Por isto, a maioria das observações de emissões de radiação ultravioleta é feita a partir do espaço. Foto: Aurora de júpiter vista pelo telescópio Hubble.

Foto: Winkipedia.

 
Controle de pestes

As armadilhas ultravioletas são usadas para a eliminação de vários tipos de insetos alados (com asas). Eles são atraídos pela luz ultravioleta e morrem dentro da armadilha seja por choque elétrico, seja por aprisionamento em placas adesivas.

Foto: Armadilha ul,travioleta para insetos.

 
Análise de minerais

As lâmpadas ultravioletas também são utilizadas na análise de minerais. Diferentes minerais podem parecer semelhantes sob a luz normal, mas sob a luz ultravioleta eles fluorescem em diferentes graus. Foto: Minerais sob a luz ultravioleta fluorescendo em vários comprimentos de onda.

Fonte: Winkipedia.

 
Esterilização

Lâmpadas ultravioletas que emitem picos de onda com efetividade germicida são utilizadas para esterilizar locais de trabalho, equipamentos usados em laboratórios médicos ou de biologia.

Foto: Esterilização de materiais de laboratório com a radiação ultravioleta.

 
Pesquisa

A radiação ultravioleta é invisível ao olho humano, entretanto alguns animais, incluindo pássaros, répteis e insetos, podem ver próximo ao ultravioleta. Muitas frutas, flores e sementes sobressaem fortemente quando expostos a esta radiação.