Queimadura solar

Queimadura solar

O efeito agudo mais conhecido da exposição excessiva ao Sol é a queimadura solar.

A vermelhidão (eritema) associada à queimadura solar resulta da dilatação dos vasos sanguíneos da superfície da pele. Geralmente aparece dentro de 4 horas após exposição ao Sol, alcança um máximo dentro de 12 horas e desaparece gradualmente em poucos dias.

O tempo mínimo de exposição para que a pele desenvolva o eritema ou uma coloração rosada depende dos fatores abaixo:

  1. Fototipo de pele;
  2. Espessura da pele;
  3. Quantidade de melanina na epiderme;
  4. Produção de melanina após a exposição ao Sol;
  5. O índice ultravioleta (IUV).
Queimadura solar 9
Veja outras imagens. Fonte: Derm Atlas – Johns Hopkins University

Queimadura solar na face
Queimadura solar nas costas
Queimadura solar na face, braços e ombro
                

ATENÇÃO! Bastam 5 (cinco) queimaduras solares durante a infância  para duplicar o risco de desenvolvimento de um câncer de pele na vida adulta. Fonte: OMS

                  

Altas doses de radiação ultravioleta podem resultar em bolhas. Somando-se a isto, as pessoas irão bronzear em decorrência da estimulação da produção de melanina pela radiação ultravioleta , dentro de poucos dias da exposição ao Sol.

Um efeito adaptativo mais específico, porém menos óbvio é o espessamento da camada mais superficial da pele atenuando, desta forma, a penetração da radiação ultravioleta nas camadas mais profundas. Ambas modificações são um sinal de dano à pele. Dependendo do tipo de pele, os indivíduos apresentam uma grande variação na habilidade de se adaptar à exposição à radiação ultravioleta podendo ultrapassar seu limiar de resistência ao dano causado por esta exposição.

Conheça o seu risco

Uma vez que você conheça o seu risco de queimadura solar, você poderá tomar medidas preventivas para evitar este efeito nocivo causado pelo Sol. Para isto basta usar a tabela abaixo:
Risco de queimadura

Risco de queimadura solar de acordo com o índice UV e o fototipo de pele. Fonte: Adaptado do Programa SunSmart UK

 O que os diferentes níveis de risco significam?
  • Baixo risco
    (nenhuma proteção é necessária)
  • Médio risco
    (tenha cuidado próximo ao meio-dia e não permaneça muito tempo exposto ao Sol sem proteção)
  • Alto risco
    (use chapéu, óculos de sol, roupas adequadas ou procure por sombra entre 10h e 16h. Não esqueça de passar o protetor solar, com Fator de Proteção Solar (FPS) maior ou igual a 15, nas áreas de pele expostas ao Sol)
  • Muito alto risco
    (Tenha certeza de estar à sombra entre 10h e 16h! Não se esqueça do chapéu, óculos de sol, roupas adequadas nem de passar o protetor solar, com FPS maior ou igual a 15, nas áreas de pele expostas ao Sol)
LEMBRE-SE! Se sua pele ficar rosa ou vermelha algum tempo após você ter estado exposto ao Sol, você deverá ter mais cuidado da próxima vez.

Fonte: Adaptado do Programa SunSmart UK – Inglaterra