O que é Radiação UV?

Radiação eletromagnética é um tipo de energia que se propaga na forma de ondas.

Na natureza, a principal fonte emissora deste tipo de radiação é o Sol, muito embora ela possa também ser produzida artificialmente (lâmpadas, apontadores laser, para citar apenas alguns exemplos).

O Sol, a maior fonte de radiação da natureza, libera energia através de uma larga faixa de comprimento de ondas (espectro eletromagnético).

O comprimento de onda é medido pela distância entre as cristas das ondas de propagação. Quanto menor o comprimento de onda, maior a quantidade de energia intrínseca, que pode ser traduzida em maior capacidade de penetração.

Onda eletromagnética

Para classificar a radiação eletromagnética de uma forma didática, adota-se o conceito de Espectro Eletromagnético (ilustração abaixo), que nada mais é do que uma forma de organizar e classificar os diferentes comprimentos de onda em faixas “espectrais”.

Espectro eletromagnético (Fonte: CPTEC – INPE)

  

Dos tipos de radiação emitidas pelo Sol, a radiação visível é a mais conhecida. Entretanto, outras faixas também são muito importantes, como a do infravermelho e a do ultravioleta, que afetam diretamente o equilíbrio dos ecossistemas e a vida na Terra.

A luz visível está na faixa do espectro com comprimentos de onda que vão de cerca de 400 nanometros até 700 nanometros, ou seja do tamanho de uma bactéria. Cerca de 44% da energia solar se concentra nesta faixa, principalmente na região do verde (em torno de 500 nm).

A figura a seguir ilustra uma comparação entre o tamanho dos comprimentos de onda das faixas do espectro com a dimensão de alguns objetos de nosso cotidiano.

Espectro eletromagnético modificado - Berkeley Lab

Espectro eletromagnético (Fonte: Laboratório Berkeley – modificado)

  

A radiação ultravioleta (radiação UV ou R-UV) corresponde a apenas 7% do total emitido pelo Sol (entre 280 nm e 400 nm), mas não se deixe enganar pelos números, pois mesmo em quantidades pequenas ela afeta significativamente os sistemas biológicos (plantas e animais) e, consequentemente, tem importância fundamental na saúde, no conforto e na qualidade de vida das pessoas.

Parte da radiação UV proveniente do Sol é absorvida pela atmosfera, mais especificamente pela camada de ozônio e o nome ultravioleta se deve ao fato deste tipo de radiação estar ao lado da faixa espectral da radiação de cor violeta, mas ela, na verdade, é invisível aos olhos humanos.

E, por ser invisível, muitas vezes somos levados a pensar que não estamos sendo expostos a ela, quando na verdade ela está presente em grandes intensidades na maior parte do dia, sobretudo em regiões situadas próximas aos trópicos como é o caso do Brasil.

A unidade “nanômetro – nm” é muito utilizada para expressar a grandeza de um comprimento de onda: 1 nm = 1 bilionésimo do metro

Leave a Comment