Pterígio

O pterígio corresponde a uma lesão inflamatória, proliferativa, em forma de asa, com crescimento invasivo, que ocorre na conjuntiva e se estende, mais comumente, do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Pode levar ao impedimento da visão. O pterígio é induzido, em parte, pela lesão intracelular causada pela radiação ultravioleta B.

Pterígio

Outros fatores além da radiação ultravioleta têm sido propostos como importantes no desenvolvimento do pterígio incluindo irritação mecânica, hereditariedade, calor, frio e vento. Nenhum desses explica adequadamente o predomínio da localização nasal da lesão. Esta localização preferencial tem sido explicada com base no efeito do foco da luz que atinge o olho lateralmente. Esta é focada em áreas específicas no quadrante nasal, aumentando em até 20 vezes a exposição dessas áreas à radiação ultravioleta.

Embora outros agentes possam contribuir com o desenvolvimento do pterígio, na maioria dos estudos epidemiológicos o fator comum é a radiação ultravioleta, indicando que esta pode ser considerada como agente causal.

O pterígio é mais prevalente e progride mais rapidamente em indivíduos que vivem em regiões próximas ao equador.

40% a 70% do casos estão relacionados à exposição excessiva à radiação ultravioleta