Índice UV

O índice ultravioleta é um parâmetro que passou a ser divulgado em 1994 pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos, com a finalidade de indicar a intensidade da radiação ultravioleta a qual estamos expostos.

Para quantificar esta intensidade, adotou-se uma escala para o índice ultravioleta variável de 1 a +14, sendo os valores menores indicativos de baixa intensidade e os valores maiores de altas intensidades.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), esses valores são agrupados em categorias de intensidades, conforme mostra a figura abaixo:


Padrão internacional  da escala  de valores do índice ultravioleta (IUV)

Imagem: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE – http://www.cptec.inpe.br/)

 

Mas qual a finalidade de se estabelecer o Índice Ultravioleta?…É uma forma simples de quantificar a intensidade de radiação ultravioleta, evitando o emprego de unidades de energia, o que poderia dificultar sua compreensão e limitar seu uso. Desta maneira é possível que as pessoas, através de um número, possam planejar suas atividades ao ar livre, de forma a evitarem a exposição excessiva à radiação ultravioleta e, consequentemente, diminuírem os riscos de sofrerem seus efeitos nocivos.

 

Sabemos que cada pessoa, ou melhor, cada tipo de pele (fototipo de pele) tem uma sensibilidade distinta à radiação ultravioleta . Uma pessoa de pele negra é menos sensível que uma pessoa de pele clara, o que lhe permite ficar mais tempo exposto ao Sol antes de começar a sofrer os efeitos nocivos decorrentes de uma exposição excessiva.

Por isso, a forma mais correta de se referir ao índice ultravioleta é associá-lo ao seu fototipo de pele e, a partir daí, verificar qual é a quantidade de tempo “seguro” que você pode se expor ao Sol sem correr riscos de sofrer queimaduras ou lesões mais graves.

O índice ultravioleta serve para alertar sobre a necessidade de nos protegermos ao executarmos atividades habituais ao ar livre, uma vez que a exposição excessiva possui graus variados de riscos, devido ao seu efeito na pele e olhos.