Formas de exposição à R-UV

O Sol é a maior fonte de radiação ultravioleta. Esta pode alcançar as pessoas na superfície da terra de duas formas: diretamente, a partir do Sol e indiretamente, quando refletidas pelo ambiente e/ou dissipada, como resultado do seu choque com a poeira atmosférica e/ou as gotículas de água das nuvens.  

Isto significa que mesmo na sombra, protegida da radiação ultravioleta direta, uma pessoa pode ainda estar exposta a uma quantidade significativa de radiação ultravioleta indireta.

Algumas superfícies e construções têm a capacidade de refletir uma grande quantidade de radiação ultravioleta que as atinge. Superfícies uniformes, tais como o concreto e o asfalto, independentemente de serem escuros ou claros, tipicamente refletem maiores quantidades de radiação ultravioleta que as superfícies irregulares. Uma exceção é a água, que absorve quase toda radiação ultravioleta que a atinge quando a sua superfície está tranquila. Entretanto, quando sua superfície está agitada, ela reflete uma considerável quantidade de radiação ultravioleta que a atinge.

Porcentagem de radiação ultravioleta refletida de acordo com a superfície que ela atinge
 Superfície % de radiação ultravioleta refletida 
 Grama 1% a 4%
 Água tranquila  3% a 8% 
 Solo (terra)  4% a 6% 
 Asfalto 4% a 9% 
 Concreto 7% a 12% 
 Água agitada  8% a 13%
 Areia seca  15% a 18% 
 Neve fresca 85% a 88%