Ensino a Distância

Introdução

Através do projeto de pesquisa “ Difusão de atividades didático-científicas para conscientização da população quanto à prevenção ao câncer de pele”, financiado pela FAPEMIG e Coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo de Paula Corrêa (UNIFEI/MG), foi desenvolvido o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a capacitação de professores, e outros profissionais, no Programa Sol Amigo, via Ensino a Distância (EaD), gratuitamente.

Para o desenvolvimento do EaD contamos com o financiamento da FAPEMIG, o apoio da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (Itajubá/MG), Núcleo de Educação à Distância – NEAD / UNIFEI (Itajubá/MG), Centro Universitário de Franca – Uni-FACEF (Franca/SP), Secretaria de Educação e de Saúde de Franca (Franca/SP), Departamento Regional de Ensino (ligada à Secretaria Estadual de Educação) de Franca (SP) e Itajubá (MG) e colaboração do Securité Solaire (França).

A utilização da ferramenta EaD possibilita difundir os conhecimentos a cerca da radiação ultravioleta e a prevenção dos seus efeitos nocivos à saúde, a despeito das distâncias “continentais” do Brasil.

Objetivos

O EaD tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades sócio-educativas para conscientização da população sobre os efeitos nocivos da exposição excessiva à radiação solar ultravioleta (R-UV). O tema se justifica pelo caráter epidêmico que o câncer de pele assume hoje no País, representando cerca de 25% dos casos de câncer, cuja prevenção tem como principal ferramenta a informação acerca da exposição adequada ao sol.

Uma vez que o tema envolve a conscientização e a educação da população, o público-alvo a ser capacitado será formado por professores do ensino médio e fundamental, educadores de jovens e adultos, assim como assistentes sociais e líderes comunitários. Deste modo, pretende-se que a informação adquirida seja disseminada de forma interdisciplinar no conteúdo programático das escolas ou por meio de projetos sociais. Com isto, pretende-se atingir não só crianças e adolescentes em fase escolar, mas também trabalhadores cujas atividades laborais necessitem de exposição contínua ao Sol, tais como as atividades agrícolas, do setor de serviços, da construção civil, do comércio informal, etc.

Docentes

  • Prof. Dr. Marcelo de Paula Corrêa (Instituto de Recursos Naturais – Universidade Federal de Itajubá – Itajubá/MG) – Doutor
  • Profa. Ms. Ana Paula Figueiredo (Instituto de Recursos Naturais – Universidade Federal de Itajubá – Itajubá/MG) – Mestre
  • Ms. Reynaldo José Sant’Anna Pereira de Souza (Hospital do Câncer de Franca – Franca/SP) – Mestre

Conteúdo programático

TEMA 1 – Introdução

1.1) Uma breve história sobre o bronzeamento

1.2) Efeitos nocivos da radiação ultravioleta

TEMA 2 – A Radiação Ultravioleta e seus aspectos físicos

2.1) A R-UV e o Espectro Eletromagnético

2.2) Fontes artificiais de Radiação UV

2.3) R-UV e a atmosfera

2.4) A camada de Ozônio

TEMA 3 – A radiação ultravioleta e a saúde humana

3.1) A pele humana, sua estrutura, suas cores.

3.2) Efeitos nocivos da R-UV sobre a pele

3.3) Os cânceres de pele

3.4) O olho humano e a radiação ultravioleta

3.5) Radiação ultravioleta e o sistema imunológico

TEMA 4 – Prevenção ao câncer de pele

4.1) O Índice Ultravioleta (IUV)

4.2) A prevenção quanto ao excesso de exposição à R-UV

4.3) Prevenção ao câncer de pele: Um exemplo de atividade para a pré-escola

ATIVIDADE FINAL: Projeto interdisciplinar

 


Curso em andamento

3 ª Turma – 06/05/13 a 03/06/13

 

2 ª Turma – 15/10/12 a 11/11/12

 

1 ª Turma – 04/06/12 a 07/07/12

 

 

Inscrições

Se você deseja participar do Curso de Capacitação Sol Amigo EaD, clique aqui, preencha o formulário de cadastro e nos envie. Antes de iniciarmos a próxima turma entraremos em contato com as orientações necessárias para o acesso ao Curso.

” A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” Albert Einstein

Albert Einstein (1879 – 1955)